sábado, 14 de abril de 2012

PSA Peugeot Citroën é o maior depositante francês de patentes pelo quinto ano consecutivo

Com 1.237 patentes registradas em 2011.

O ranking publicado hoje pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) da França consagra mais uma vez a PSA Peugeot Citroën como maior depositante de patentes do país, com 1.237 patentes registradas em 2011.

Estas patentes refletem uma política de inovação dinâmica e de grande mobilização dentro do Grupo PSA, a serviço da subida de gama dos veículos das marcas Peugeot e Citroën. As novas patentes se inserem em um processo contínuo de inovação em matéria de veículos cada vez mais ambientalmente amistosos (tecnologias limpas), mas também em matéria de segurança, por meio de eletrônica embarcada ou conectividade.

Um foco em particular é o controle de emissões, em razão da introdução da norma Euro 6, na Europa, e de todas as tecnologias que contribuem para limitar as emissões de CO2. Por exemplo, o motor a gasolina de três cilindros EB, lançado no mercado europeu no novo Peugeot 208, que teve 52 patentes registradas, das quais 17 como parte do desenvolvimento de um novo cabeçote. Ele foi criado especialmente para reduzir significativamente o tamanho do motor e contribuir também para a redução de peso do Peugeot 208, favorecendo o baixo nível de emissões do veículo.

A tecnologia HYbrid4 – lançada em première mundial nos Peugeot 3008, 508 RXH e no Citroën DS5 – gerou 300 patentes registradas para garantir a proteção deste sistema de tração híbrida full, que combina as performances do motor diesel HDI à eficácia do propulsor elétrico.

Na área de segurança, as patentes são reflexos dos eixos estratégicos de inovação do Grupo PSA para propor veículos cada vez mais seguros:

· O sistema AFIL (alerta de mudança involuntária da faixa de rodagem), que avisa o motorista no caso de o veículo cruzar inadvertidamente a faixa de rodagem de ruas ou estradas. Para evitar acidentes, o sistema de última geração identifica as linhas das faixas de rodagem graças a uma câmera digital instalada na parte superior do para-brisa.

· Farol alto com acendimento automático, inovação proposta no Citroën DS5, permite a gestão da luz alta dos faróis dianteiros, isto é, a ativação e a desativação, automática em função do ambiente e da circulação.

· No mesmo caminho, o controle de tração inteligente garante um eficiente suporte ao condutor em condições climáticas adversas.

« Manter este nível de patentes em um contexto de crise econômica atesta nosso compromisso em preservar uma política de propriedade industrial dinâmica. Nós estamos particularmente empenhados em garantir uma grande seletividade, a fim de aumentar o impacto de nosso portfólio de títulos de propriedade industrial e consolidar a proteção das tecnologias consideradas estratégicas. Esta performance, confirmada nos últimos cinco anos, demonstra igualmente o engajamento dos 17.000 técnicos e engenheiros do Grupo para desenvolver respostas inovadoras aos anseios dos clientes », declara Marc Duval-Destin, Diretor Mundial de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot Citroën.

A PSA Peugeot Citroën: Formado por duas marcas de renome mundial, Peugeot e Citroën, o Grupo comercializou 3,5 milhões de veículos no mundo em 2011, sendo 42% fora da Europa. Segunda maior montadora européia, a PSA Peugeot Citroën realizou um faturamento de 59,9 bilhões de euros em 2011. Presente em 160 países, no ano passado o Grupo destinou mais de 2 bilhões de euros a Pesquisa e Desenvolvimento, em particular à área de energias alternativas. Suas atividades abrangem também os setores de financiamento (Banco PSA Peugeot Citroën Finance), logística (Gefco) e equipamentos automotivos (Faurecia). [www.psa-peugeot-citroen.com.br].

Fonte: Portal Fator

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