Com 1.237 patentes registradas em 2011.
O ranking publicado hoje pelo Instituto Nacional da Propriedade
Industrial (INPI) da França consagra mais uma vez a PSA Peugeot Citroën
como maior depositante de patentes do país, com 1.237 patentes
registradas em 2011.
Estas patentes refletem uma política de inovação dinâmica e de
grande mobilização dentro do Grupo PSA, a serviço da subida de gama dos
veículos das marcas Peugeot e Citroën. As novas patentes se inserem em
um processo contínuo de inovação em matéria de veículos cada vez mais
ambientalmente amistosos (tecnologias limpas), mas também em matéria de
segurança, por meio de eletrônica embarcada ou conectividade.
Um foco em particular é o controle de emissões, em razão da
introdução da norma Euro 6, na Europa, e de todas as tecnologias que
contribuem para limitar as emissões de CO2. Por exemplo, o motor a
gasolina de três cilindros EB, lançado no mercado europeu no novo
Peugeot 208, que teve 52 patentes registradas, das quais 17 como parte
do desenvolvimento de um novo cabeçote. Ele foi criado especialmente
para reduzir significativamente o tamanho do motor e contribuir também
para a redução de peso do Peugeot 208, favorecendo o baixo nível de
emissões do veículo.
A tecnologia HYbrid4 – lançada em première mundial nos Peugeot
3008, 508 RXH e no Citroën DS5 – gerou 300 patentes registradas para
garantir a proteção deste sistema de tração híbrida full, que combina as
performances do motor diesel HDI à eficácia do propulsor elétrico.
Na área de segurança, as patentes são reflexos dos eixos
estratégicos de inovação do Grupo PSA para propor veículos cada vez mais
seguros:
· O sistema AFIL (alerta de mudança involuntária da faixa de
rodagem), que avisa o motorista no caso de o veículo cruzar
inadvertidamente a faixa de rodagem de ruas ou estradas. Para evitar
acidentes, o sistema de última geração identifica as linhas das faixas
de rodagem graças a uma câmera digital instalada na parte superior do
para-brisa.
· Farol alto com acendimento automático, inovação proposta no
Citroën DS5, permite a gestão da luz alta dos faróis dianteiros, isto é,
a ativação e a desativação, automática em função do ambiente e da
circulação.
· No mesmo caminho, o controle de tração inteligente garante um eficiente suporte ao condutor em condições climáticas adversas.
« Manter este nível de patentes em um contexto de crise econômica
atesta nosso compromisso em preservar uma política de propriedade
industrial dinâmica. Nós estamos particularmente empenhados em garantir
uma grande seletividade, a fim de aumentar o impacto de nosso portfólio
de títulos de propriedade industrial e consolidar a proteção das
tecnologias consideradas estratégicas. Esta performance, confirmada nos
últimos cinco anos, demonstra igualmente o engajamento dos 17.000
técnicos e engenheiros do Grupo para desenvolver respostas inovadoras
aos anseios dos clientes », declara Marc Duval-Destin, Diretor Mundial
de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot Citroën.
A PSA Peugeot Citroën: Formado por duas marcas de renome mundial,
Peugeot e Citroën, o Grupo comercializou 3,5 milhões de veículos no
mundo em 2011, sendo 42% fora da Europa. Segunda maior montadora
européia, a PSA Peugeot Citroën realizou um faturamento de 59,9 bilhões
de euros em 2011. Presente em 160 países, no ano passado o Grupo
destinou mais de 2 bilhões de euros a Pesquisa e Desenvolvimento, em
particular à área de energias alternativas. Suas atividades abrangem
também os setores de financiamento (Banco PSA Peugeot Citroën Finance),
logística (Gefco) e equipamentos automotivos (Faurecia).
[www.psa-peugeot-citroen.com.br].
Fonte: Portal Fator
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