A Peugeot do Brasil apresentou no começo da noite desta quinta-feira
(31), à imprensa especializada, o 508. Importado da França, o sedã
grande chega ao País em versão única, sem opcionais, por R$ 119.990,
já com o desconto do IPI válido até agosto -- para fazer frente a
modelos como Citroën C5 (do mesmo grupo PSA), Ford Fusion, Hyundai
Azera, Kia Cadenza e Volkswagen Passat.
Lançado mundialmente em 2010 durante o Salão de Paris,
o 508 tem 4,79 metros de comprimento, 2,81 m de entre-eixos e
porta-malas para 473 litros (1.581 litros com rebatimento dos bancos
traseiros). O motor é o eficiente 1.6 THP (turbo de alta pressão), que
bebe apenas gasolina, aliado ao bom câmbio automático de seis marchas,
com trocas sequenciais. Trata-se do mesmo conjunto empregado na versão
topo do crossover 3008, no cupê esportivo RCZ, no 408 Turbo e lançado
recentemente no estiloso Citroën DS3. Fabricado em parceria com a BMW, o
motor gera 165 cv e 24,5 kgfm de torque, a rasteiras 1.400 rpm.
O pacote de equipamentos prioriza segurança e conforto, mas também
abusa da tecnologia para oferecer ao motorista a sensação de "prazer ao
dirigir", nas palavras do time de marketing da marca. Ar-condicionado de
quatro zonas, painel com Head Up Display (projeção de informações em
tela de policarbonato na altura da base do para-brisa), sensor de
estacionamento, sistema Start/Stop para o motor e som premium (opcional
no lote inicial, de 100 unidades) fazem parte da lista. A segurança fica
a cargo de freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição da força
de frenagem) e frenagem de emergência, controles de estabilidade e de
partida em aclives, além de seis airbags (frontais, laterais dianteiros e
laterais do tipo cortina).
Apenas 200 unidades do 508 deverão desembarcar no país em 2012 -- cerca
de 30 carros por mês até dezembro -- o que fará do sedã um modelo de
nicho. A Peugeot ainda oferece garantia de três anos e tabela fixa de
preços das revisões periódicas -- as vistorias de 10 mil, 20 mil e 30
mil quilômetros custarão, por exemplo, R$ 980.
LISTA PREMIUM
O lançamento do 508, que inicialmente havia sido concebido apenas para o
mercado europeu, reforça a estratégia da Peugeot de investir na imagem
de marca premium, a exemplo do que vem fazendo a Citroën. A tese é
reforçada pela lista de novidades que a marca prepara ainda para este
ano.
Em julho, chega o 308 CC, versão conversível do hatch médio. Depois, é a
vez do 308 Turbo, equipado com o motor 1.6 THP citado acima. E em
outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, será a vez do
brasileiro conhecer o 208, compacto que será lançado no primeiro
semestre de 2013, mas cuja produção em Porto Real (RJ) só será iniciada
na segunda metade do próximo ano.
Fonte: Uol Carros
Nenhum comentário:
Postar um comentário